Ana Filipa Santos, Analu Freitas, Amalia Suciu e Teresa Poppe, estas duas últimas por via de wild card, são as quatro tenistas nacionais que tentar juntar-se ao quarteto de compatriotas com entrada direta no quadro principal. Nem mais do que Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta.
Mas enquanto as protagonistas do momento histórico da Seleção Nacional na Billie Jean King Cup, em Vilnius, na Lituânia, estão de regresso a solo nacional e amanhã ficam a conhecer o que lhes reserva o sorteio, as compatriotas conheceram o destino que vão ter nas respetivas rondas inaugurais do qualifying do único torneio WTA 125 realizado em Portugal.
Ana Filipa Santos (976.ª mundial) terá pela frente a canadiana Carson Branstine, 196.ª do ranking WTA e principal cabeça de série da qualificação. Teresa Poppe, campeã nacional de sub-16, encontrará do outro lado da rede a neerlandesa Lian Tran, sétima pré-designada. Amália Suciu (1298.ª), de 17 anos, busca a terceira vitória no circuito profissional, desta feita quando enfrentar a checa Jesika Maleckova, oitava favorita e 409.ª mundial. Por último, Analu Freitas (1235.ª) também terá pela frente uma das jogadoras favoritas, neste caso a croata Lucija Ciric Bagaric.