Carla Tomai é a única portuguesa com hipótese de juntar-se às compatriotas Matilde Jorge, a única com entrada direta no quadro principal, e às wild cards Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos, Sara Lança e Teresa Franco Dias no Lisboa Belém Open, ITF este ano promovido a W100. No qualifying, a tenista da Beloura Tennis Academy, saboreou a primeira vitória internacional da carreira em 23 tentativas. O segredo: uma semana sem treinar antes do torneio promovido pela Federação Portuguesa de Ténis centenário Club Internacional de Foot-Ball, no Restelo.
Ao fim de 2.06 horas de encontro com a alemã Elena Giovanna Giessler (1242.ª), 15.ª favorita, a portuguesa beneficiou da desistência da germânica devido a lesão no ombro, quando o marcador registava 0-6, 7-5 e 1-2.
Esta segunda-feira, Tomai vai continuar a ter uma alemã do outro lado da rede, neste caso Gina Marie Dittmann (582.ª), terceira cabeça de série que se ocupou de Laura Salvado com duplo 1-6.
Madalena Matias perdeu com 2-6 e 3-6 diante da italiana Valentina Losciale, 12.ª pré-designada. Frederica Nunes, Catarina Moreira, Mariana Paciletti Costa e Matilde Cruz despediram-se com 0-6 nos respetivos desaires diante da eslovena Nika Radisic, da ucraniana Nadiia Kolb, da suíça Nicole Gradient e de Amina Anshba.
Fotos: Álvaro Isidoro/FPT