Parceria FPT e Renault

Circuito WTA regressa a Portugal em 2024

A Federação Portuguesa de Ténis e a Renault apresentaram, esta quarta-feira, uma parceria que já está em vigor em várias provas internacionais organizadas em Portugal e que também fará parte do regresso do circuito WTA ao país, conforme foi anunciado na conferência de imprensa que contou com as presenças de Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e Ricardo Lopes, Managing Director da Renault.

O acordo estabelecido entre as duas partes fará com que o Circuito de Veteranos FPT passe a ser designado como Circuito Veteranos Renault, culminando na realização do Masters Veteranos Renault — que reúne os melhores jogadores da temporada.

Para além do apoio ao circuito nacional de veteranos, a Renault também será a viatura oficial da Federação Portuguesa de Ténis e estará presente como patrocinadora de todos os torneios internacionais profissionais organizados pela FPT ao longo do ano, à semelhança do que já aconteceu no ATP Challenger 125 Oeiras Open, no Oeiras Ladies Open e no Campeonato do Mundo de Ténis em Cadeira de Rodas, bem como no ATP Challennger 75 Oeiras Open 4 que se desenrola esta semana no Complexo de Ténis do Jamor.

A conferência de imprensa organizada pela Federação Portuguesa de Ténis e pela Renault terminou com o anúncio do regresso do circuito WTA ao país pela primeira vez em 10 anos, com o Oeiras Ladies Open de 2024 (no mês de abril) a ser elevado à categoria WTA 125 e a acontecer em simultâneo com um ATP Challenger 125.

Declarações de Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis: “A parceria com a Renault permite reforçar a aposta da Federação Portuguesa de Ténis na organização de provas internacionais profissionais e dos torneios que integram o Circuito Veteranos Renault. Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas à Renault e esperamos que a parceria seja benéfica para as duas partes.

Declarações de Ricardo Lopes, Managing Director da Renault: “É com redobrada satisfação que a Renault Portugal celebra esta parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, afinal o ténis e a Renault enquanto marcas centenárias, mas com visão de futuro, partilham muitos valores no seu ADN. Para se ser um jogador de elite de ténis tem de se treinar muito, ser combativo, resiliente, confiante, determinado, sempre com fair play e respeito pelo adversário, caraterísticas fundamentais também para uma marca se afirmar no muito concorrencial sector automóvel, onde dezenas de marcas (mais de 4 dezenas) lutam por conquistar clientes. Como referi, o ténis (1877, primeiro torneio de Wimbledon) e a Renault (1899) tiveram origem no século XIX e ao longo de mais de um século de existência tem sabido adaptar-se e reinventar-se de forma exemplar, sendo ainda hoje referências na sua atividade. A Renault Portugal tem tido uma presença eclética em várias modalidades desportivas nacionais, do automobilismo, ao Golf, ao Surf, ao “running”, entre outros, pelo que o ténis insere-se numa nova estratégia que visa o reforçar dos novos standards da marca que resultam do projeto estratégico “Renaulution”, que se traduz na elevação da qualidade dos nossos modelos, em inúmeras inovações tecnológicas e sua democratização, rumo à neutralidade carbónica em 2040 e em ter a gama como a mais ecológica do mercado já em 2025.